40 • Jardim das Tulherias, 002 • Paris, (75001) (Fr.) Paisag. : criado por André Le Nôtre em 1664, reabilitado por Pascal Cribier e Louis Bénech de 1991 a 1996 • (Foto 2009)

E a neve cai

A história da fotografia é feita de múltiplas imagens de famosos, de um contraste que privilegia o ritmo dos traçados e o desenho das implantações vegetais, realizadas no Central Park (Nova York), Hyde Park (Londres), nas Tulherias, no
Luxemburgo (Paris) e em muitos outros lugares. Era a época dos passantes deslumbrados e sem restrições. Hoje, esses jardins mágicos ficam fechados ao público ao primeiro floco de neve. Para evitar acidentes, dizem... Então a neve ficou mais perigosa em 2013 do que em 1950 ?
Um paisagista contou-me que, nos Estados Unidos, o primeiro profissional a se instalar nas cercanias do canteiro de um futuro jardim público é... o advogado. Um jornalista parisiense escreveu há alguns anos que não achava muito prazer num mundo que equipa as crianças como tartarugas ninjas para aprenderem a andar de bicicleta.
Que mundo futuro é esse em que, aparentemente, precisa judicializar qualquer acesso à emoção ?
E a neve cai...